No Facebook

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Arqueologia Bíblica




Até o século XIX, o estudo da Bíblia sofreu limitações decorrentes da quase total ausência de informações históricas extrabíblicas sobre os fatos narrados na Bíblia. Os relatos das peregrinações cristãs datadas, aproximadamente, do século IV, constituem a única fonte de informação sobre sítios arqueológicos bíblicos até esse século, quando teve início a moderna exploração histórica na Palestina. Com as descobertas proporcionadas por escavações arqueológicas, foi possível compor um quadro geral mais nítido de todo o mundo antigo contemporâneo da história de Israel e do cristianismo primitivo, isto é, desde a civilização sumeriana, da qual saiu Abraão, até à época do helenismo e do Império Romano, em que se expandiu o Evangelho. Vários são os aspectos pesquisados pela arqueologia -- desde a construção de edifícios e confecção de vestuário, até a organização militar, administrativa, política, religiosa e comercial. Os meios de transporte, as armas e utensílios, a educação, o lazer, as profissões e ofícios, os meios de subsistência, a estrutura urbana, sanitária e viária, a escrita e as artes - - tudo concorre para formar esse imenso pano de fundo, contra o qual se pode assistir com maior nitidez ao desenrolar da história relatada nos livros bíblicos.


A palavra arqueologia vem de duas palavras gregas, archaios e logos, que significam literalmente "um estudo das coisas antigas". No entanto, o termo se aplica, hoje, ao estudo de materiais escavados pertencentes a eras anteriores. A arqueologia bíblica pode ser definida como um exame de artefatos antigos outrora perdidos e hoje recuperados e que se relacionam ao estudo das Escrituras e à caracterização da vida nos tempos bíblicos.



A Travessia do Mar Vermelho

As rodas de ouro (provavelmente dos carros escolhidos). Essas rodas devido ao metal precioso (ouro),não foram cobertas pelos corais.






Rodas e seus eixos encrustados nos corais do mar vermelho. Roda de carro semelhante às usadas na época da 18a dinastia (1540-1515 AC). O Faraó usou toda os seus carros;
" E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito..." (Êxodo 14.7).



Então Moisés estendeu sua mão sobre o mar....
Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os
cavaleiros de todo o exército de Faraó...
e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar...
(Êxodo 14.27/30)






Nenhum comentário: